segunda-feira, 9 de abril de 2012

O OBSERVATÓRIO AMBIENTAL DO SEMIÁRIDO APRESENTA...




A UNIDADE DE CONSERVAÇÃO PARQUE ESTADUAL MATA DA PIMENTEIRA (SERRA TALHADA, PERNAMBUCO).


O município de Serra Talhada abriga a Unidade de Conservação Parque Estadual Mata da Pimenteira. Foi criada em 30 de janeiro de 2012 por meio do decreto Nº 37.823 e está inserida numa propriedade do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, denominada  Fazenda  Saco, distando  cerca  de  3  km  da  cidade  de  Serra  Talhada. Possui aproximadamente 887,24 há e corresponde, em sua maior parte, a topos de serras e fragmentos de caatinga arbórea.

Objetivos da Unidade de Conservação

            Contribuir para a preservação e restauração da diversidade ecológica da Caatinga; favorecer condições e promover a educação, interpretação ambiental e a recreação em contato com a natureza; Proteger as espécies raras ameaçadas de extinção ocorrentes na área; incentivar ações que promovam a recuperação das áreas degradadas.






Características Gerais da área
            Essa área apresenta um grande complexo de serras e afloramentos rochosos conferindo um cenário de extrema beleza. Além disso, abriga  grande riqueza de espécies da fauna e flora, inclusive endêmicas e ameaçadas ou vulneráveis à extinção. Todo esse potenial a região favorece o desenvolvimento da pesquisa científica.  Inúmeros estudos estão sendo realizados para melhor descrever as riquezas  dessa área.








SERRA TALHADA TEM O PRIVILÉGIO DE ABRIGAR A PRIMEIRA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO ESTADUAL NA CAATINGA!



Nos passos do Observatório...

         
               As primeiras atividades do Observatório no seu segundo ano de atuação foram realizadas com os alunos do 5º ano da Escola Primeiros Passos, localizada no bairro Bom Jesus em Serra Talhada - PE. A nossa Equipe agradece a toda equipe da instituição pelo apoio, a confiança e a disponibilidade   para a realização do nosso trabalho.