sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ENQUANTO ISSO, NO LAGO TEMPORÁRIO DA MATA DA PIMENTEIRA...

Os resultados desta pesquisa foram apresentados pela aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UAST/UFRPE, Leidiane Pereira Diniz, na XI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX/2011.

Lagos temporários são considerados corpos d’água naturais que apresentam acúmulo durante o período de chuvas podendo diminuir seu volume, ou até mesmo secar, no período de estiagem. A região semiárida apresenta uma grande quantidade de ambientes aquáticos temporários, sendo a maior parte deles potencialmente portadora de uma rica biodiversidade desconhecida pela ciência. O lago temporário da Pimenteira está situado na Estação Experimental Lauro Bezerra, pertencente ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), município de Serra Talhada. Consiste de um trecho de Caatinga com histórico de conservação de cerca de 20 anos, apresentando diversos mosaicos vegetacionais e corpos d’água. A vegetação é arbóreo-arbustiva e os principais corpos d’água estão representados por dois lagos e alguns córregos temporários.
Mesmo com todas as variações desses lagos, os cladóceros, microcrustáceos da classe Branchiopoda, conhecidos popularmente como pulgas d’água devido aos seus movimentos rápidos, apresentam estratégias que asseguram sua diversidade, auxiliando na sustentação desses importantes recursos naturais.
Até o momento, a fauna dos cladóceros associados à vegetação (fitófilos) está representado por treze espécies, sendo duas destas nova ocorrência para Pernambuco.








Figura 1. Alguns Cladóceros Fitófilos (que vivem associados a vegetação aquática) e Planctônicos do Lago Temporário da Pimenteira


Nenhum comentário:

Postar um comentário